domingo, 24 de abril de 2011

Milano è ispirazione





Milão, Milan, Milano...

Foi difícil de voltar do curso que fiz em Milão. E para matar as saudades que estou, desde que acabaram as aulas do curso, vou contar por aqui um pouco da experiência que tive.

Primeiro me inscrevi no curso, mandei currículo, passei por seleção e passei. Ufa! Nem acreditei....e depois acordei que faria um curso em Milão. O curso foi sobre o Avanço da comunicação no negócio publicitário e as perspectivas no meio empresarial. Durante o curso foi abordado o
uso da criatividade na negociação com foco em gestão, redação e criação de peças publicitárias.
Após as diversas trocas de email e sair o resultado, perguntei ao coordenador do curso em que língua seria dado o curso e para minha surpresa, italiano. E agora? Praticamente, menos de um mês para aprender, entender e me apresentar em italiano. Até que aprendi a comunicação básica, Oi, tudo bem, prazer, sou...., tenho...., o que faço, onde trabalho e fui com tudo para Milão, para fazer o meu curso. Quando chego lá, descubro que sou a única da Ámerica e fiquei toda orgulhosa. Os demais alunos eram europeus e tinha um asiático. Começo a me apresentar em italiano, feliz da vida, porque me esforcei e tava colocando em prática. Basta eu dizer em italiano que sou brasileira que o professor pede para eu falar em português. Comecei a rir. Na hora, o professor me falou que ele tinha morado no Brasil por dois anos, há seis anos atrás e por isso iria testar o português dele, era uma oportunidade. Enfim, pelo menos deu para eu falar um pouquinho em italiano. Resultado, falava em português com o professor, interagia com os alunos em inglês e soltava umas palavrinhas e outras em italiano. Uma aventura que valeu pelos 4 anos de faculdade.
Tudo novo, diferente e inspirador.
Todos os lugares da Escola tinham traços de design e novidade. As cadeiras que sentávamos, eram feitas por alunos; nas janelas tinham exposição de peças feitas por alunos; na biblioteca tinham desenhos de alunos. Na entrada, tinham cartões postais feitos pelos alunos. O profissional que sai de lá, dificilmente, não vai ter uma carreira incentivadora e de sucesso, mas com certeza não saíra frustrado por não ter sido executada uma obra de arte sua.
O nome de tudo isso pra mim é valorização.
E para completar, na semana do meu curso estava tendo a Semana de Design em Tortona. Fiquei encantada com tudo o que vi, principalmente as ações de panfletagem que eram bem diferenciadas. Os promotores brincavam e interagiam com o público, as roupas eram lindas e definitivamente feitas para as ações. Carros expostos de maneira radical, enfim tudo perfeito, massa, inspira
dor.
Quero voltar logo e digo para quem não foi, que vá em Milão em abril também, quando a cidade respira comunicação.

2 comentários:

  1. Fico tão feliz em ler tudo isso, apesar de já termos conversado sobre :) Rafa, tu merece sempre!! bjuss Duka

    ResponderExcluir