domingo, 24 de abril de 2011

Quero Recife, uma Europa. Será?

Europa...
Acabei de voltar de lá e estou impressionada com tudo.
Como publicitária, alguns poderiam falar que sou maluca com o que vou dizer...mas as cidades são lindas sem outdoor. São lindas, porque existe exploração do verde e são muito bem cuidadas.
Obviamente, que como em qualquer lugar, existem sim, cidades com problemas. Mas o que eu quero dizer, é que existem outras formas de explorarmos a comunicação do nosso cliente.
Por mais que existam propagandas lindas expostas nas ruas, acho que temos que pensar no todo e como casar a preservação da cidade com novas formas de propaganda.
Pensamos ainda, muito quadrado, sem tirar as arestas. E quando digo pensamos, estou generalizando mesmo, porque a nossa comunicação digital ainda está aprendendo a andar.
Acho que temos que trabalhar cada vez mais a ideia de caminharmos lado a lado às gráficas. São poucas as agências que fazem isso, mas temos que parar de pensar no papel e passarmos a trabalhar em formas geométricas, cada vez mais difícil. E isso não é questão de direção de arte ou de design. Isso é cabeça de publicitário. Publicitário que não tem medo de inovar, que é criativo e por mais que o mercado ache que aqui não tem gente pra isso, acho que temos que encontrar, sugerir, desafiar. Até porque, nós, mais do que nunca sabemos, que quem não acompanha o avanço da comunicação, fica pra trás. Em Recife, mesmo, só conheço uma gráfica que ama desafios e tem realizado cada trabalho brilhantemente e isso tudo porque faz com amor.
Gráficas rápidas, cada vez mais, nos dão dor de cabeça. O nome rápido virou problema e são poucas que cumprem seus prazos. E ai, não entendo é nada. Nosso cliente quer pra ontem e nos desdobramos para atender o prazo, o atendimento corre feito um condenado e manda um job simples pra gráfica rápida. A agência tem que ficar supervisionando o trabalho pra sair a tempo. Paraaaaaaaa tudo! Estamos lidando com profissionais ou meninos pequenos?
O que está acontecendo??
O mercado está saturado? Faltam fornecedores?
Não duvido que fora do Brasil não existam problemas. Mas o que eu queria de verdade é que cada agência se desdobrasse pra fazer o inusitado.
Sei que a culpa também não é toda nossa. Coloco me no lugar também porque trabalho em agência e muitas vezes nos conformamos com o básico, porque nem sempre somos escutados por nossos clientes.
É isso. Acho que temos, aqui, profissionais massa, cada um espalhado em agências diferentes, mas se o desafio começar de agora, Recife vira referência de publicidade CRIATIVA.
E não deixo pra trás minha ânsia por isso, porque amo o que faço.

6 comentários:

  1. Vejo muita gente tentando pensar fora do quadrado, mas, na maioria das vezes, esbarra em pelo menos um desses fatores (ordem aleatória):

    - A própria agência não compra a ideia;
    - Cliente não compra a ideia;
    - Está atolado(a) de trabalho e não tem tempo de trabalhar a ideia com cuidado.

    Essas coisas acontecem tanto, que o profissional vai ficando desestimulado. É aí que mora o perigo.

    Desestimular significa ser 'mais um'.

    Por isso é importante ler, pesquisar, procurar coisas novas, que lhe estimulem novamente.

    Porque o único jeito de quebrarmos o pensamento quadrado dos outros, é não parar de pensar e sugerir coisas fora do quadrado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Boa Leooo!!
    Acho que é por aii mesmo, por mais que seja dificil encontrar a perfeição, existem aqueles que acreditam na mudança e é assim que fazemos a diferença.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver você escrever assim solta. Que texto massa, Rafa. Amei.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Rafa. Quando você falou que só conhece uma gráfica assim, acho que sei qual é e digo mais: "vem novidade por aí". Gráfica rápida vai deixar de ser sinônimo de dor de cabeça. Aguarde!

    Márcio Quirino

    ResponderExcluir
  5. Ivanildooo!!! Que lindo! Ficoo feliz em escutar isso de vc e vc sabe o porquê ;)

    ResponderExcluir
  6. Marcinho,
    já estou por dentro dessa novidade! Mas ela ainda estava em avaliação para ser concretizada! Espero que sim!! =)
    Visite mais aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir